"Mas vós, meu amado, edificando-vos sobre a vossa mais santa fé, orando no Espírito Santo, mantende-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia do nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna."- Judas 1: 20-21

 

Foi um dos Doze Apóstolos de Jesus. Ele é geralmente identificado com Tadeu, e também é chamado de Judas de Tiago, Judas Tadeu, Judas Tadeu ou Lebbeu. Ele às vezes é identificado como Judas, o irmão de Jesus, mas é claramente distinguido de Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus antes de sua crucificação



 

Judas Tadeu ficou conhecido como Judas depois que os primeiros tradutores do Novo Testamento do grego para o inglês procuraram distingui-lo de Judas Iscariotes e posteriormente abreviaram seu nome próprio. A maioria das versões do Novo Testamento em línguas diferentes do inglês e do francês referem-se a eles  com o mesmo nome.

 

A Igreja Apostólica Armênia homenageia Tadeu junto com São Bartolomeu como seus santos padroeiros. Na Igreja Católica Romana, ele é o santo padroeiro de casos desesperados e causas perdidas.

 

Ele também é frequentemente mostrado em ícones com uma chama em torno de sua cabeça. Isto representa a sua presença no Pentecostes, quando ele recebeu o Espírito Santo com os outros apóstolos. Outro atributo comum é Judas segurando uma imagem de Jesus Cristo, conhecida como a imagem de Edessa. Em alguns casos, ele pode ser mostrado com um pergaminho ou um livro (A Epístola de Judas) ou segurando a regra de um carpinteiro.

 

A opinião está dividida sobre se Judas, o apóstolo, também era Judas, irmão de Jesus, o autor tradicional da Epístola de Judas.

 

Em geral, os católicos acreditam que os dois Judas são a mesma pessoa, enquanto os protestantes geralmente não.

 

Judas Tadeu foi um dos Doze Apóstolos. Um parente de Jesus, Ele foi um de seus primeiros seguidores e depois da morte de Cristo, tornou-se um evangelizador. Ele foi martirizado juntamente com Simão, o Zelote, por decapitação com um machado.

 

Representações deste santo, especialmente no México, incluem um medalhão no peito com a imagem de Cristo (representando a evangelização), um bastão e um machado (lembrando o martírio).

 

 Ele é considerado um intercessor direto a Jesus Cristo como um santo para apelar em situações difíceis e desesperadas e é creditado com muitos milagres