Os 10 mandamentos que todos já ouviram falar aparecem no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada e também nas escrituras judaicas, e é chamada pelos judeus de Os dez Ditos.

É muito comum ao entrar numa sinagoga encontrar esses mandamentos em uma placa, em hebraico, entretanto, normalmente é encontrado apenas a primeira parte dos mesmos nestas placas, e ao observar, os mandamentos são separados em duas placas, o que lembra aos judeus que, Deus os libertou usando a vida de Moisés, o menino deixado a deriva do Rio Nilo, da escravidão do Egito, dando Moisés as tábuas com os mandamentos e os chamou para o seguirem como seu único Deus, sendo sua nação sagrada, conforme suas leis fossem seguidas. Apesar dos mandamentos serem escritos pelos dedos de Deus para o povo judeu, muitas pessoas, seguem seus mandamentos até os dias de hoje, como uma prova de amor por Ele, e os leva a uma demonstração mais real de Seu amor. Moisés escreveu também os 5 primeiros livros da Bíblia


Os 10 mandamentos são:

1.     Não terás mais deuses a não ser eu.

2.     Não te tornarás Ídolo, nem te prostrarás ante ele, nem o adorarás.

3.     Não usarás o nome do Senhor teu Deus.

4.     Você deve lembrar e manter o dia de Sábado Santo.

5.     Respeita o teu pai e a tua mãe.

6.     Não pode cometer homicídio.

7.     Não deves cometer adultério.

8.     Não deves roubar.

9.     Não deve dar provas falsas contra o seu vizinho.

10.  Não deve ter inveja dos bens do seu vizinho. Não invejareis a sua casa, nem a sua mulher, nem seu gado, nem o que pertence ao vosso próximo.

Existem pessoas que dizem que, com o decorrer do tempo, as pessoas se esqueceram que são mandamentos, e não sugestões ou recomendações.